Política

TCU vai divulgar nota sobre indicação de Argello para integrar o tribunal

 
A informação foi antecipada pelo presidente do TCU, Augusto Nardes, após participar de audiência pública na Comissão de Esporte da Câmara dos Deputados sobre o atraso das obras para a Copa do Mundo no Brasil.Esse fato complica muito a situação dele, disse Nardes, ao comentar o caso do senador, que aguarda o exame do Senado Federal sobre sua indicação para o TCU, feita por líderes governistas no Senado.
 
A condenação de Gim Argello pela 5ª Vara da Fazenda Pública do Distrito Federal decorreu de irregularidades ocorridas em 2002 na sua gestão na presidência da Câmara Legislativa. A sentença foi confirmada pela segunda instância e será analisada agora pelo Superior Tribunal de Justiça em grau de recurso.
 
O pedido de urgência para a apreciação da indicação de Argello foi rejeitado ontem (8) pelo plenário do Senado Federal, por 25 votos contra 24, e por isso ele terá que ser sabatinado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, o que não ocorreria se a urgência tivesse sido aprovada. Nesse caso, a indicação seria apreciada apenas pelo plenário do Senado.
 
Se a indicação for aprovada no Congresso, a nomeação para o cargo de ministro do TCU caberá à presidenta Dilma Rousseff. Ele disputa a vaga do ex-senador Valmir Campello, que se aposentou na semana passada. Na segunda-feira (7), servidores do TCU fizeram um protesto em frente ao Tribunal contra a indicação de Gim Argello, que também responde a inquéritos no Supremo Tribunal Federal (STF) por improbidade, peculato e corrupção ativa.
 
AGENCIA BRASIL

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões