100 pequenas empresas em todo o estado serão qualificadas pelo Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX). A iniciativa é uma parceria da eAgência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX) e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) e tem o objetivo de iniciar ou ampliar suas exportações de forma segura e planejada. Por meio de acompanhamento técnico gratuito, a metodologia do programa inclui diagnóstico empresarial, consultorias especializadas e a elaboração de um plano de exportação, com foco em competitividade e inovação.
O acordo foi assinado nesta semana em Brasília, e deve contar com a destinação de R$ 2 milhões em recursos para empresas de diversos setores, que serão selecionadas por meio de edital. O programa será aplicado em 50 pequenos negócios da região metropolitana de Cuiabá, 25 da região norte e 25 da região sudeste do estado, buscando assim uma atuação descentralizada e alinhada às vocações econômicas de cada território.
O presidente da APEX Brasil, Jorge Viana, destaca a importância de Mato Grosso como um dos principais exportadores de alimentos do país e acredita que a parceria vai potencializar as empresas mato-grossenses.
“Queremos estreitar cada vez mais esta relação, assim como desejam o presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, a direção do Sebrae Mato Grosso, a direção da APEX e, também, o presidente Lula. Essa sinergia entre os estados e o governo federal é o que fará as exportações crescerem ainda mais, gerando mais empregos permitindo que aproveitemos plenamente o potencial que o Brasil tem, para enviar produtos sustentáveis ao mundo inteiro”, afirma o presidente Jorge Viana.
O diretor técnico do Sebrae/MT, André Schelini, destaca que a soma de esforços não só fortalece o trabalho que desenvolvido, como também na criação de novos insights e perspectivas, por meio de atendimentos, consultorias e soluções para nossos clientes. “Isso maximiza as oportunidades de participação em feiras internacionais e atraindo novos investimentos para o nosso estado, que cresce acima da média nacional.”
O gerente da Unidade de Assessoria Internacional do Sebrae Nacional, Vinícius Lages, explica que o programa tem grande potencial para impulsionar as exportações nacionais. “O estado de Mato Grosso tem uma vocação exportadora em diversos setores, não apenas no agronegócio, que é uma de suas principais competências, mas também em serviços, mármore, minérios e outros segmentos. O diretor Schelini posicionou o estado como um território parceiro para ser um campo de teste no refinamento das metodologias de acesso a mercados. Estamos entusiasmados com este projeto”, afirma Lages.