Política

Pesquisa mostra que 69% querem Maggi na disputa pelo Governo

 
Conforme o levantamento, os que acham que o republicano não deve se candidatar somam 20%. A pesquisa foi realizada entre os dias 21 e 24 de março, com mil entrevistas em todo o Estado. 
 
Este fenômeno de “volta Maggi” é verificado nas quatro últimas pesquisas que o instituto Vox Populi fez para o Diário nos últimos 12 meses. 
 
Em março do ano passado, 66% dos entrevistados defendiam o retorno do senador ao governo, contra 22% que não. Nas pesquisas de julho e novembro do ano passado, 65% afirmaram que Maggi deveria se candidatar novamente ao comando do Palácio Paiaguás. 
 
Uma explicação para o fato de Blairo Maggi liderar as pesquisa de intenção de votos – 59% contra 22% do senador Pedro Taques (PDT) – e que a maior parte da população queira que ele volte a se candidatar é a excelente avaliação que as pessoas ainda fazem do seu governo, que terminou há exatos quatro anos e um mês. 
 
Na pesquisa feita pelo Vox Populi, hoje, 78% dos eleitores de Mato Grosso aprovam a administração Blairo Maggi e 13% a desaprovam. Esta avaliação permanece praticamente inalterada nos últimos 12 meses, pois na pesquisa de março de 2013, os que aprovavam o governo Maggi somavam 82%. Em julho, esta porcentagem passou a ser de 77% e voltou a subir para 79% em novembro do ano passado. 
 
Blairo Maggi também é o político mato-grossense que a população mais conhece. Dentre os entrevistados, 82% afirmaram que conhecem bem ou tem algumas informações sobre ele, 18% dizem que o conhece só de nome e apenas 1% afirmam que não o conhece. 
 
Pedro Taques é conhecido por 58% dos eleitores e 12% não o conhece. Os outros possíveis candidatos ao governo são pouco conhecidos: Chico Daltro (PSD) é conhecido por 24% e 46% o desconhecem; Lúdio Cabral (PT) conhecido por 23% e desconhecido para 47%; Julier Sebastião da Silva (PMDB) é conhecido por 9% e 72% o desconhecem. 
 
Para completar o quadro de avaliação de Blairo Maggi para o eleitorado mato-grossense, 68% possuem uma opinião positiva sobre o senador republicano. Este índice vem aumentando, pois em março de 2013, 64% dos eleitores tinham uma avaliação positiva de Maggi. Em julho, este índice subiu para 66% e terminou em novembro com 67%. 
 
Hoje, os que têm uma opinião negativa de Blairo Maggi são apenas 7% dos eleitores e 23% o acham regular. 
 
A possibilidade de uma pessoa votar em Blairo Maggi também foi avaliada pela pesquisa Vox Populi e 37% afirmaram ter uma grande possibilidade de votar nele. Ao somarmos os 31% que dizem ter uma possibilidade média ou razoável de votar em Maggi, pode-se afirmar que há uma possibilidade entre grande e média de 69% das pessoas o escolherem no próximo pleito. 
 
Diário de Cuiabá 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões