Dois mandados de prisão preventiva foram cumpridos pela Polícia Civil contra suspeitos de roubar e torturar um idoso de 70 anos no município de Marcelândia (537 km de Cuiabá). Além das detenções, também foram cumpridas outras quatro ordens de busca e apreensão. Os trabalhos fazem parte da Operação Litígios, deflagrada nesta terça-feira (29).
O crime ocorreu em 27 de maio de 2024, quando dois homens chegaram à propriedade rural da vítima, em Marcelândia, dizendo que estavam com fome. Quando o idoso se distraiu, a dupla o rendeu e passou a agredir violentamente. Sob ameaça de morte, o idoso foi amarrado com fios, agredido com as armas em sua cabeça, torturado e obrigado a realização transações bancárias via Pix.
Após o crime, os suspeitos fugiram com a motocicleta da vítima, mas cruzaram com a Polícia Militar, que havia recebido uma denúncia sobre um possível roubo em Marcelândia. Houve uma troca de tiros e os dois morreram.
Assim que acionada, a Polícia Civil deu início às investigações do caso e chegou à comprovação de que os mandantes do crime eram o irmão e o sobrinho da vítima. Diante disso, a Operação Litígios foi deflagrada para cumprir mandados contra os mandantes e os intermediadores das negociações sobre o crime.
Durante a operação, foram realizadas três prisões, sendo duas delas dos alvos dos mandados de prisão preventiva, de 55 e 24 anos, pelos crimes de tortura, roubo qualificado e organização criminosa. O mais velho também foi autuado em flagrante por posse ilegal de arma de fogo de uso permitido.
A terceira prisão, de um homem de 34 anos, ocorreu em flagrante, durante o cumprimento de um dos mandados de busca em Colíder, após serem encontrados armas, munições e animais silvestres – como peixes, paca e jacaré – na casa do suspeito. Ainda foi realizada a busca e apreensão de elementos probatórios nas residências dos envolvidos.
A operação teve apoio das Delegacias Regional e Municipal de Guarantã do Norte.