Secretaria Municipal de Saúde explica que todo processo começa com a procura espontânea por uma unidade da Estratégia Saúde da Família (ESF) para agendamento de uma consulta médica
FLÁVIA PORFÍRIO
As Unidades Básica de Saúde de Várzea Grande são as portas de entrada para o atendimento via Sistema Único de Saúde (SUS), para consultas, vacinas, realização de exames e cirurgias.
No caso de exame de sangue, um serviço que foi retomado pela atual gestão municipal, ainda nas primeiras semanas após a posse da prefeita Flávia Moretti (PL), todo o processo começa com a procura espontânea por uma unidade da Estratégia Saúde da Família (ESF) para agendamento de uma consulta médica. Durante o atendimento, o médico avalia o estado de saúde do paciente e, se necessário, solicita exames laboratoriais, como o hemograma, de acordo com a necessidade individual de cada pessoa.
Com o pedido médico em mãos, o paciente deve ir à recepção da unidade de saúde para agendar o exame de sangue. Embora Várzea Grande conte com 26 unidades, apenas 16 delas realizam coletas de sangue, o que exige atenção na hora de escolher onde agendar.
No momento do agendamento, o paciente recebe todas as orientações específicas, como a necessidade de jejum. No dia marcado, o paciente deve ir até uma Estratégia Saúde da Família (ESF), que realiza a coleta do exame de sangue, em jejum, e apresentar novamente o pedido médico, o cartão do SUS e o documento pessoal. “Daí vem a necessidade de atualizar o cartão SUS para agilidade no atendimento e na obtenção dos resultados. Aliás, o cartão SUS é um documento importante agora em Várzea Grande, pois a atual gestão aderiu ao Fila Zero e por meio desse programa do governo do Estado, estamos eliminando as filas de espera, seja para consultas, exames, procedimentos e até cirurgias de média e alta complexidade”, aponta a secretária de Saúde, Deisi Bocalon.
Após a realização do exame, o paciente recebe um código com login e senha para acessar o resultado diretamente no sistema do laboratório.
Os resultados ficam prontos entre dois a três dias úteis. Com o resultado em mãos, o paciente deve retornar à unidade de saúde para agendar nova consulta médica, onde será feita a avaliação dos exames junto ao médico.
Todos os procedimentos — desde a consulta até a entrega dos exames ao médico — são realizados de forma presencial e de maneira 100% gratuita aos várzea-grandenses.
Conforme o superintendente da Atenção Básica, Márcio Frederico de Arruda, a secretaria Municipal de Saúde estuda a ampliação das unidades para realizar coletas, com o objetivo de facilitar o acesso ao serviço em todas as regiões da cidade’, explica.
Atualmente, as unidades que realizam coleta de sangue são: ESF do Jardim Marajoara, ESF do 24 de Dezembro, ESF do Jardim Glória, ESF do São Mateus, ESF do Cristo Rei, ESF do Água Limpa, ESF do Água Vermelha, ESF do Manaíra, ESF do Unipark, ESF do Nossa Senhora da Guia, ESF do Parque do Lago, ESF do Aureliana Curvo, ESF do Capão Grande, ESF do Manga, ESF do Vila Arthur e ESF do Souza Lima.
Foto Capa: SECOM/VG
Fonte: SMS/VG