A abertura dos trabalhos começa com pedágio orientativo no entorno da Praça Ipiranga e da sede do Ganha Tempo, no Centro de Cuiabá, a partir das 7h. Também nesta segunda, será feita visita à Gerencial Construtora, com orientação aos trabalhadores sobre o tema.
Na quarta (9), a visita será nas obras do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), à partir das 7h. No dia 11, visita à empresa BRF (antiga Sadia), às 10h.
No dia 16, a ação se repete na Praça Ipiranga, entre as 7 h. e as 12 h. A agenda se encerra no dia 28, com um workshop sobre Segurança e Saúde no Trabalho.
Dados Alarmantes
Mato Grosso é um dos Estados com pior situação do país em acidentes trabalho. Para cada 100 mil habitantes, são registradas 20 mortes por ano, configurando-se como o Estado com maior número de acidentes de trabalho na região Centro-Oeste, de acordo com dados do Tribunal Superior do Trabalho (TST).
A organização da Agenda Abril sem Acidentes de Trabalho é do Centro de Ensino Técnico Mato-grossense (CETEM); Sindicato dos Técnicos em Segurança no Trabalho de Mato Grosso (SINTES); INSS; Sindicato dos Trabalhadores Telefônicos de Mato Grosso (Sinttel), com a parceria do Centro Regional de Saúde do Trabalhador, UFMT, Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Pesada e Afins (Sintecomp); UNIMED, Comissão Estadual Intersetorial de Saúde do Trabalhador; FIAGRIL, VIVA VIDA, STIMME-MT, SW7 COMUNICAÇÃO, SITRAESCO, Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil de Cuiabá e Municípios (SINTRAICCCM) e Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Mato Grosso (FETIEMT).
(informações assessoria)