Segundo a coordenadora da Atenção Básica em Saúde, enfermeira Poliana Sartori, o PSE é um programa que funciona através de parceria entre Saúde e Educação e tem como principal objetivo atender alunos das mais variadas idades na formação integral por meio de ações, promoção e prevenção à saúde, mapeando e combatendo as vulnerabilidades que comprometem o desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.
Ela explica que o programa trabalha práticas de promoção, prevenção da saúde e construção de uma cultura de paz com as crianças, adolescentes, jovens e adultos que estão inseridos nas escolas da rede pública do município. "Ele é constituído por cinco componentes: avaliação das condições de saúde dos alunos, promoção da saúde e ações de prevenção, educação continuada e capacitação, monitoramento e avaliação da saúde dos estudantes e monitoramento e avaliação do programa", informa a enfermeira.
As atividades do PSE são desenvolvidas pelos professores de cada escola e a secretaria de Saúde dá o suporte levando palestrantes e profissionais da saúde aos ambientes escolares. "A programação será realizada pelas equipes de saúde das áreas onde a escola está situada", informou Poliana, destacando que esse tipo de ação é importante para que se faça a prevenção de forma que as crianças sejam saudáveis e com melhores condições de aprendizado. (Com Assessoria)