Um protesto contra a desocupação da Favela do Moinho, no centro de São Paulo, causou um confronto com a Polícia Militar na noite de terça-feira, 15, em frente à Câmara Municipal. Localizada no bairro Campos ElísIos, a região da favela, vista como um “bunker” do Primeiro Comando da Capital (PCC) pelas autoridades, é alvo de um projeto do governo do Estado de requalificação do espaço para transformá-lo em um parque e construir uma estação de trem. A iniciativa prevê a remoção e realocação de 800 famílias que vivem atualmente na comunidade.
Em nota, a Secretaria da Segurança Pública informou que a Polícia Militar acompanhou a manifestação e as equipes da Força Tática foram direcionadas ao local para garantir a ordem e segurança dos manifestantes e moradores da região. Não havia informações de feridos ou de pessoas detidas.
Imagens registradas pelo programa Tá Na Hora, do SBT, mostram os agentes com escudos fazendo um bloqueio no Viaduto Jacareí, em frente ao Legislativo. Para fazer o projeto de revitalização da Favela do Moinho, a gestão do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) pretende colocar em prática um plano de desocupação que envolve a participação da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU).