Mix diário

Eneva recebe 1ª sonda própria de perfuração em terra para operar a partir de junho

A produtora de gás natural e geradora de energia termelétrica Eneva informou que recebeu sua primeira sonda própria de perfuração de poços em terra, a TI-250.

O equipamento foi importado da Alemanha e entrou no País pelo Porto de Itaqui, no Maranhão, estando agora em Fortuna, no mesmo estado, onde vai ser montado para iniciar a perfuração dos poços de gás em junho deste ano.

Segundo a Eneva, a sonda TI-250 será a mais moderna em operação no País, graças ao sistema “Rack and Pinion”, que elimina cabos de perfuração e garante maior segurança e eficiência. A sonda tem 1.340 HP de potência e é capaz de perfurar poços de até 3,5 mil metros. A nova sonda opera com até 70% de gás natural para a alimentação de energia, reduzindo emissões.

Outra vantagem é sua configuração modular, com 12 cargas já montadas sobre rodas, o que simplifica montagem e transporte entre poços, o que traz ganhos de logística à companhia, informou a Eneva.

A empresa opera hoje 15 campos de gás natural nas Bacias do Parnaíba (MA) e Amazonas (AM), e possui parque de geração com 6,8 GW de capacidade contratada, incluindo termelétricas em Maranhão, Ceará, Sergipe, Roraima, Espírito Santo, além do Complexo Solar Futura, na Bahia.

Estadão Conteudo

About Author

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode se interessar

Mix diário

Brasil defende reforma da OMC e apoia sistema multilateral justo e eficaz, diz Alckmin

O Brasil voltou a defender a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) em um fórum internacional. Desta vez, o
Mix diário

Inflação global continua a cair, mas ainda precisa atingir meta, diz diretora-gerente do FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva disse que a inflação global continua a cair, mas que deve