Mundo Tecnológico

Ataque: com SMS, ladrões estão roubando dinheiro de caixas eletrônicos

 
Segundo os estudos, a ação envolve uma variação do malware Ploutus e um processo um pouco complexo. O criminoso precisa de acesso à parte interna de um caixa com menos recursos de segurança (algo possível naqueles que ainda utilizam Windows XP) para utilizar a porta USB e, dessa forma, conectar o smartphone ao computador e ligar os dois aparelhos. 
 
Após realizar esse procedimento já é possível compartilhar a conexão à internet entre a máquina e o dispositivo. É nesse instante que ele pode instalar o malware (identificado como Blackdoor.Ploutus.B) e, utilizando outro smartphone, enviar comandos específicos em determinados formatos por SMS. 
 
Já dentro da máquina, o comando é identificado pelo monitor de pacotes, que faz uma análise e busca por um número específico. Alguns dígitos dentro dessa sequência são utilizados para montar um comando e rodar o malware, fazendo a máquina entregar a quantidade de dinheiro configurada nele. 
 
TecMundo

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Mundo Tecnológico

Empresa de Eike vai levar a Campus Party para o Rio

"Já temos apoio das três esferas governamentais [prefeitura, governo do Estado e governo federal] e, em março, faremos a primeira
Mundo Tecnológico

Google é acusado de exibir publicidade racista

Segundo ela, ao pesquisar por nomes de origem africana, como 'Kareem' e 'Keisha', é comum começar a ver anúncios direcionados