Plantão Policial

Inovação no CIOPAer promete ser legado no pós-Copa

A tecnologia será empregada durante a Copa do Mundo de 2014 em Cuiabá, pelo Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAer) e promete fazer a diferença na segurança do Estado após o Mundial.

“O imageador permitirá o trabalho de inteligência mais apurado, para monitorar a aglomeração de pessoas as imagens serão enviadas ao Centro Integrado de Comando Regional.”, explica o Comandante do CIOPAer, o tenente coronel Siqueira.

De acordo com o Comandante, durante os jogos do Mundial do Futebol serão utilizadas duas aeronaves (helicópteros) uma para a monitoração com o imageador e outra voltada ao resgate aéreo em caso de sinistro.

O aparelho também ficará como um dos “legados” da segurança para o Estado, pois após a Copa, ele auxiliará em ações como busca na mata de fugitivos, por exemplo, do modelo de roubo ‘Novo Cangaço’. A expectativa é de uma busca mais assertiva e realizada em menor tempo.

CIOPAer

Hoje o Comando possui três helicópteros, quatro aviões, e 76 homens e mulheres entre bombeiros e policiais militares, e policiais civis.

Esses compõem uma plataforma multimissão, onde todos independente do setor de origem, recebem o mesmo treinamento. Assim, são preparados para atuar em qualquer tipo de emprego ou demanda.

“Todos podem tripular o avião que age em situações de monitoramento e transporte de tropa, o que encurta o tempo de resposta nas ações. Enquanto o helicóptero permite a intervenção e contenção de pessoas, pois em geral, quando o transporte aéreo pousa as pessoas não se movimentam o que permite o trabalho do pessoal em terra”, explica o Tenente Coronel Siqueira. 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Plantão Policial

Ladrões explodem caixa eletrônico em VG

Inicialmente, os ladrões usaram um maçarico para cortar o equipamento, mas não conseguiram e usaram explosivo.    Os bandidos fugiram
Plantão Policial

Em Sorriso 66 motos são apreendidas em operação da PM

"Esta é uma determinação do comandante, tenente coronel Márcio Tadeu Firme. Até o carnaval, faremos todos os dias blitz em