O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), anunciou na segunda-feira, 3, a compra e desapropriação do imóvel onde foi gravado o filme Ainda Estou Aqui. O local, segundo Paes, será transformado na Casa do Cinema Brasileiro, um museu dedicado à memória da produção nacional. A decisão será publicada em edição extra do Diário Oficial do Rio.
O espaço, que homenageia a história de Eunice Paiva e sua família, também será um tributo às atrizes Fernanda Montenegro e Fernanda Torres, que deram vida aos personagens no longa. “Faremos da casa onde foi gravado o filme um lugar de memória permanente da história de Eunice Paiva e sua família, da democracia e ainda uma homenagem às duas grandes mulheres que orgulham o Brasil e deram vida a ela”, escreveu o prefeito em sua conta no X.
Segundo Paes, o espaço será aberto para visitação do público e contará com exposições interativas sobre a história do País na premiação. O local também servirá como sede da Rio Film Commission, órgão responsável por atrair produções audiovisuais para a cidade.
A casa na Urca, à venda por quase R$ 14 milhões, não é a mesma onde vivia a família Rubens Paiva, que já não existe mais.