Mix diário

BC: Cerca de 8% da base de chaves Pix tem problemas; maior parte é com grafia

O chefe-adjunto do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro do Banco Central, Breno Lobo, disse nesta quinta-feira, 6, que apenas 8% da base total de chaves Pix tem algum tipo de problema. Desses, a maior parte apresenta divergências pontuais, de grafia, entre o nome vinculado à chave e o vinculado a um CPF, por exemplo.

“A gente espera que o próprio banco resolva esses problemas de grafia, sem precisar conversar com seus clientes”, disse Lobo, durante uma entrevista coletiva para comentar novos mecanismos de segurança para o Pix lançados pelo BC. “Fica também a critério de cada banco, mas a nossa expectativa é de que cada banco resolva esse problema.”

Em relação à situação cadastral, Lobo disse que 99% das mais de 796 milhões de chaves Pix de pessoas físicas estão regulares. Das pouco menos de 8 milhões de chaves com problemas, 98% – ou aproximadamente 7,8 milhões – dizem respeito a usuários que faleceram, mas não tiveram seus nomes retirados do DICT, a base de dados que armazena as informações.

Entre as quase 40 milhões de chaves Pix de pessoas jurídicas, 95% estão regulares – aproximadamente 38 milhões. São quase 2 milhões de chaves com alguma irregularidade. “Você vê que são coisas bem residuais, e que o grosso do que a gente quer combater, realmente, é a questão dos golpes”, afirmou o técnico.

Estadão Conteudo

About Author

Você também pode se interessar

Mix diário

Brasil defende reforma da OMC e apoia sistema multilateral justo e eficaz, diz Alckmin

O Brasil voltou a defender a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) em um fórum internacional. Desta vez, o
Mix diário

Inflação global continua a cair, mas ainda precisa atingir meta, diz diretora-gerente do FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva disse que a inflação global continua a cair, mas que deve