Mix diário

BCE corta juros em mais 25 pontos-base, na 6º redução desde meados de 2024

O Banco Central Europeu (BCE) cortou suas principais taxas de juros em 25 pontos-base, após concluir reunião de política monetária nesta quinta-feira, 6, em meio a sinais de que inflação da zona do euro segue relativamente sob controle. Desta forma, a taxa de depósito foi reduzida de a 2,75% a 2,50%, a de refinanciamento, de 2,90% a 2,65%, e a de empréstimos, de 3,15% a 2,90%.

A decisão, que veio em linha com a expectativa de analistas, dá continuidade ao processo de relaxamento monetário iniciado em junho do ano passado.

Considerando o anúncio desta quinta, o BCE reduziu os juros básicos em seis ocasiões desde então.

Em fevereiro, a taxa anual de inflação ao consumidor (CPI, pela sigla em inglês) da região foi de 2,4%, segundo os dados oficiais mais recentes, não muito distante da meta de 2% do BCE.

Logo mais, a partir das 10h45 (de Brasília), a presidente do BCE, Christine Lagarde, participa de coletiva de imprensa para comentar a decisão desta quinta-feira.

Estadão Conteudo

About Author

Você também pode se interessar

Mix diário

Brasil defende reforma da OMC e apoia sistema multilateral justo e eficaz, diz Alckmin

O Brasil voltou a defender a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) em um fórum internacional. Desta vez, o
Mix diário

Inflação global continua a cair, mas ainda precisa atingir meta, diz diretora-gerente do FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva disse que a inflação global continua a cair, mas que deve