Plantão Policial

Comissão quer ‘padronizar’ investigação de crimes cometidos por militares

“A finalidade da Comissão é criar o entendimento comum entre as Polícias Judiciária Civil e Militar sobre a investigação de crimes cometidos por militares. Como presidente da Comissão a minha responsabilidade é aparar as arestas e acredito que conseguiremos uma normatização, mas não dentro do prazo de dez dias, como prevê a Portaria”, explica Farias.

Segundo o Coronel, existe legislação a respeito da investigação desses crimes, mas é comum que a situação gere desconforto entre as instituições envolvidas (PM e PJC). Para Osmar Lino, está claro na Constituição Federal que a investigação compete a Polícia Militar.

“O sistema Jurídico Brasileiro precisa ser compreendido de forma conglobada, em toda sua extensão, a investigação sob a responsabilidade militar está amparada na Constituição Federal Artigo 144 parágrafo 4º, Artigo 145, Código Penal Militar, Artigo 9º, Código do Processo Penal Militar Artigo 80, paragrafo 2º”, explana o Coronel da PM.  

A definição de responsabilidades na investigação seria simples, mas uma mudança ocorrida em 1997 criou o imbróglio, a partir daquele ano ficou definido que militares investigariam crimes de homicídio cometidos por militares, mas o julgamento ocorreria no foro da Justiça Comum, levando a Polícia Civil ao entendimento de que dali em diante o inquérito caberia a ela. 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Plantão Policial

Ladrões explodem caixa eletrônico em VG

Inicialmente, os ladrões usaram um maçarico para cortar o equipamento, mas não conseguiram e usaram explosivo.    Os bandidos fugiram
Plantão Policial

Em Sorriso 66 motos são apreendidas em operação da PM

"Esta é uma determinação do comandante, tenente coronel Márcio Tadeu Firme. Até o carnaval, faremos todos os dias blitz em