Internacional

Ban Ki-moon viaja a Moscou e Kiev em busca de solução para crise na Crimeia

 
Ban Ki-moon se encontrará primeiro com o presidente Vladimir Putin e o ministro de Relações Exteriores, Sergey Lavrov, em Moscou, amanhã (20). Na sexta-feira (25), ele viaja a Kiev para conversar com o presidente interino da Ucrânia, Oleksander Turchynov e o primeiro-ministro Arseniy Yatsenyuk.
 
Na Ucrânia, Ban Ki-moon também se encontrará com membros da Missão da ONU de Monitoramento dos Direitos Humanos e representantes da sociedade civil. O órgão internacional defende uma solução que respeite a unidade, a soberania e a integridade territorial da Ucrânia.
 
Após meses de instabilidade política, o presidente pró-Rússia Viktor Yanukóvitch foi deposto pelo Parlamento da Ucrânia em fevereiro, seguido do aumento da tensão na região autônoma da Crimeia. No domingo, quase 97% dos eleitores que foram às urnas na península votaram pela separação da Ucrânia e anexação à Rússia.
 
Estados Unidos, União Europeia e Japão consideram que o referendo feriu a Constituição da Ucrânia e informam que jamais reconhecerão o resultado. Ontem (18), o presidente russo Vladimir Putin assinou um tratado de anexação da Crimeia, considerado legal, por unanimidade, pelo Tribunal Constitucional da Rússia.
 
Agência Brasil

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Internacional

Orçamento de Londres-2012 dispara até os 13 bilhões de euros

A organização dos Jogos ultrapassou em quase 2,4 bilhões de euros o orçamento com o qual trabalhava, segundo revelou o
Internacional

Brasil firma parceria e estimula produção sustentável de café

A ideia da parceria é por em prática medidas que levem à redução da pobreza por meio de atividades que