Mix diário

Município com maior escolaridade do Brasil fica em São Paulo; veja qual é

O município de São Caetano do Sul, em São Paulo, acumula alguns dos melhores números em educação do Brasil, de acordo com os novos dados do Censo 2022, divulgados nesta quarta-feira, 26, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Entre os municípios com mais de 100 mil habitantes, a maior proporção da população com nível superior completo em 2022 foi registrada em São Caetano do Sul (48,2%). Como comparação, nesse mesmo conjunto de municípios, a cidade que registrou a menor proporção foi o de Belford Roxo (RJ), com 5,7%.

Localizado na região metropolitana da capital, São Caetano tem 165 mil habitantes e uma área territorial de 15km², ainda de acordo com o IBGE.

No Brasil, em 2022, o número médio de anos de estudo da população com 25 anos ou mais era de 9,6 anos. Entre as Grandes Regiões, o valor mais elevado foi registrado na Região Sudeste, 10,2 anos, e o menor valor na Região Nordeste, com 8,3 anos.

Entre as Unidades da Federação, os pontos extremos foram o Distrito Federal (11,8 anos) e Piauí (7,9 anos). No conjunto de municípios com mais de 100 mil habitantes, o maior valor foi registrado foi, mais uma vez, São Caetano do Sul (SP), 12,7 anos, e o menor em Breves (PA), 6,5 anos.

Além de São Caetano do Sul (SP), outros cinco municípios registraram médias de anos de estudo da superior a 12 anos:

– Niterói (RJ)
– Florianópolis (SC)
– Vitória (ES)
– Balneário Camboriú (SC)
– Santos (SP)

Em 40 municípios – 30 deles localizados na Região Nordeste – a média de anos de estudo da população com 25 anos ou mais em 2022 era inferior a 5 anos.

Estadão Conteudo

About Author

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode se interessar

Mix diário

Brasil defende reforma da OMC e apoia sistema multilateral justo e eficaz, diz Alckmin

O Brasil voltou a defender a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) em um fórum internacional. Desta vez, o
Mix diário

Inflação global continua a cair, mas ainda precisa atingir meta, diz diretora-gerente do FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva disse que a inflação global continua a cair, mas que deve