Mix diário

Bolsas da Europa fecham sem coesão com reação a balanços e prazo para tarifas

As bolsas da Europa fecharam sem direção única nesta sexta-feira, 14, reagindo a balanços, mas mostraram alívio no quesito guerra tarifária, depois que o governo americano confirmou planos de adotar as chamadas tarifas recíprocas, mas concedeu prazo para negociações.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou na quinta-feira um memorando com o objetivo de taxar os produtos importados de todos os países com as mesmas tarifas que são cobradas dos exportadores americanos. As novas tarifas recíprocas serão impostas individualmente, país por país, após um estudo do Departamento de Comércio, e deverão entrar em vigor no dia 2 de abril.

O setor de artigos de luxo foi destaque positivo na França após resultados da francesa Hermès, conhecida pelas bolsas Birkin. Em Paris, a Hermès subiu 0,82%%, após superar previsões de lucro e receita trimestrais, impulsionando outros grupos de luxo na Europa, caso da também francesa LVMH (0,82%).

Em Londres, o índice FTSE 100 recuou 0,37%, a 8.732,46 pontos, reduzindo o ganho semanal a 0,37%. Em Frankfurt, o DAX caiu 0,57%, a 22.482,50 pontos, após recorde na véspera. Na semana, avançou 3,19%. O CAC 40, de Paris, fechou em 8.178,54 pontos, com ganho de 0,18%, acumulando valorização de 2,58% na semana.

Em Madri, o Ibex 35 subiu 0,11%, a 12.949,90 pontos. Em Lisboa, o PSI 20 registrou ganho de 1,04%, a 6.654,08 pontos. Os índices avançaram 2,05% e 2,49%, respectivamente, na semana. Em Milão o FTSE MIB marcou alta de 0,18%, a 37.977,59 pontos, e ganhou 2,49% na semana. As cotações são preliminares.

O Produto Interno Bruto (PIB) da zona do euro cresceu 0,1% no quarto trimestre de 2024 ante os três meses anteriores, acima da leitura preliminar e da expectativa de analistas consultados pelo The Wall Street Journal, que previam estabilidade.

Estadão Conteudo

About Author

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode se interessar

Mix diário

Brasil defende reforma da OMC e apoia sistema multilateral justo e eficaz, diz Alckmin

O Brasil voltou a defender a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) em um fórum internacional. Desta vez, o
Mix diário

Inflação global continua a cair, mas ainda precisa atingir meta, diz diretora-gerente do FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva disse que a inflação global continua a cair, mas que deve