Mix diário

BC da Rússia mantém taxa de juros em 21% ao ano pela segunda vez consecutiva

O Banco Central da Rússia manteve sua taxa básica de juros em 21% ao ano, após concluir reunião de política monetária nesta sexta-feira. A decisão representa a segunda manutenção seguida, após o BC russo pausar o ciclo de aperto monetário em dezembro de 2024.

Em nota, a autoridade afirma que o “aperto já alcançado da política monetária cria os pré-requisitos necessários para retomar o processo de desinflação” e retornar os preços para a meta de 4% até 2026. “O cenário base indica que isso demandará um período mais longo de manter condições monetárias restritivas na economia do que o previsto em outubro”, pontuou.

O BC russo também voltou a alertar que analisará necessidade de nova alta de juros na sua próxima decisão monetária, levando em consideração a “velocidade e sustentabilidade da desaceleração da inflação”. Segundo o banco central, a pressão inflacionária segue elevada e o crescimento da demanda doméstica ainda supera a capacidade de expandir a oferta, mas há arrefecimento na atividade de empréstimos e aumento na “propensão de famílias a poupar”.

As projeções atualizadas do BC da Rússia sugerem que a taxa anual da inflação deverá cair de aproximadamente 12% em 2024 para uma faixa de 7% a 8% em 2025, antes de desacelerar mais para 4% em 2026 e permanecer neste nível. O banco central também destaca que o Produto Interno Bruto (PIB) da Rússia cresceu 4,1% em 2024, mas deve moderar ao longo deste ano, enquanto o mercado de trabalho segue apertado.

O BC russo também pontuou que os riscos para as projeções são de alta, associadas com possível crescimento da demanda mais forte que o esperado, pressão de desvalorização do rublo na economia doméstica, expectativas inflacionárias elevadas e eventual deterioração no comércio internacional.

A próxima decisão do BC da Rússia deve ser divulgada no dia 21 de março de 2025.

Estadão Conteudo

About Author

Você também pode se interessar

Mix diário

Brasil defende reforma da OMC e apoia sistema multilateral justo e eficaz, diz Alckmin

O Brasil voltou a defender a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) em um fórum internacional. Desta vez, o
Mix diário

Inflação global continua a cair, mas ainda precisa atingir meta, diz diretora-gerente do FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva disse que a inflação global continua a cair, mas que deve