O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) de Atlanta, Raphael Bostic, afirmou que o BC dos Estados Unidos não está com pressa para alterar as taxas de juros e que aguardará mais informações para tomar decisões da flexibilização monetária. A fala aconteceu em conversa no evento institucional da Associação Nacional de Diretores Corporativos, nesta quarta-feira, 12.
Na ocasião, o dirigente defendeu que ainda é preciso monitorar os dados de inflação do país com cuidado e que há muitos números para acompanhar antes de tomar uma decisão das taxas de juros do BC norte-americano.
Segundo ele, a inflação a 2% deve ser atingida no início de 2026, em trajetória irregular, no mesmo período em que o Fed deve alcançar a taxa neutra, na faixa de 3% a 3,5%.
Bostic disse que o mercado de trabalho dos Estados Unidos está apresentando um desempenho “incrivelmente bom”, mas que a implementação da inteligência artificial (IA) provavelmente significará que serão necessários menos trabalhadores em determinados setores.
Ainda, segundo ele, o Produto Interno Bruto (PIB) norte-americano é mais resiliente do que o esperado.