Esta será a segunda vez que um político mato-grossense assume um ministério. A primeira ocorreu em 1987, quando o ex-governador Dante Oliveira ocupou o cargo de Ministro da reforma Agrária.
O anuncio de Geller como novo ministro do governo Dilma foi feito pela presidente, na última quarta-feira (12). Até então, ele ocupava o cargo de secretário Nacional de Política Agrícola.
“Fui indicado pela presidente para assumir o ministério. Estou filiado ao PMDB, fui deputado federal, mas a indicação foi do atual ministro da Agricultura, para que eu desse sequência ao trabalho do ministério”, disse ele.
Geller assume a vaga no lugar de Antônio Andrade (PMDB), que comanda a pasta desde março do ano passado, mas que deixou o cargo para disputar eleições em outubro.
O peemedebista ressaltou ainda, que teve todo o apoio das entidades do setor rural,em especial da Frente Parlamentar da Agropecuária.
Perfil
Neri Geller, nascido em 7 de novembro de 1968, é agricultor, empresário e servidor público federal. Hoje é secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura e membro do Conselho Administrativo da Conab.
O parlamentar foi vereador em Lucas do Rio Verde (354 km de Cuiabá), entre 1996 e 2004. Foi eleito deputado federal em 2006 e reeleito em 2010.
Como empresário, fundou a Fazenda Geller em 1990, onde desenvolve a atividade de plantio e comercialização de grãos (soja e milho).