Uma nova onda de calor já eleva os termômetros no Sul e no Centro-Oeste do Brasil em até 5° C acima da média para fevereiro, conforme a empresa de meteorologia Climatempo. A massa de ar quente deve ficar em ação pelo menos até sexta-feira.
Esta é a segunda onda de calor do ano no País. Entre os dias 15 e 19 de janeiro, a primeira massa de ar quente persistente do ano atingiu os Estados do Sul, fazendo os termômetros marcarem de 39° C a 42° C em algumas cidades.
Mas diferentemente dos últimos dois anos, quando havia influência do El Niño, agora ocorre o La Niña, que tende a dificultar a expansão do calor pelo território, tornando as ondas de calor mais concentradas. O Sul deve ser mais afetado este ano, de acordo com a Climatempo e a Metsul.
Isso acontece porque La Niña favorece a formação de canais de umidade, que atenuam o calor e limitam sua propagação para outras regiões do País. Em São Paulo, por exemplo, a previsão é de calor durante as manhãs e de tempestades à tarde e à noite esta semana. Enquanto Porto Alegre deve registrar até 36° C de máxima até sexta-feira, na capital paulista a previsão não passa de 32° C.