Mix diário

O que importa a impacto de tarifas na inflação é grau de substituibilidade, diz membro do Fed

O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) de Chicago, Austan Goolsbee, afirmou que o que importa da imposição das tarifas na inflação é o grau de substituibilidade dos bens que são alvos de potenciais medidas. Para o dirigente, o Fed leva em conta em suas decisões qualquer coisa que aumente os preços.

“Se observarmos um aumento da inflação ou uma estagnação do progresso em 2025, o Fed estará na difícil posição de tentar descobrir se a inflação está proveniente de superaquecimento ou de tarifas”, observou Goolsbee.

“Essa distinção será crítica para decidir quando ou mesmo se o Fed deve agir”, disse Goolsbee em comentários para o 31º Simpósio Anual Automotive Insights nesta quarta-feira, em Detroit.

Para Goolsbee, a economia está forte. “O mercado de trabalho parece, razoavelmente, em um nível que poderíamos chamar, plausivelmente, de pleno emprego”, salientou. “A inflação caiu e está se aproximando da meta de 2% do Fed”, afirmou. O dirigente disse que as cadeias de abastecimento parecem ter voltado ao “normal”.

Estadão Conteudo

About Author

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode se interessar

Mix diário

Brasil defende reforma da OMC e apoia sistema multilateral justo e eficaz, diz Alckmin

O Brasil voltou a defender a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) em um fórum internacional. Desta vez, o
Mix diário

Inflação global continua a cair, mas ainda precisa atingir meta, diz diretora-gerente do FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva disse que a inflação global continua a cair, mas que deve