Mix diário

Governo considera que plano logístico irá colaborar para redução de custo dos alimentos

O governo federal considera que o plano para o escoamento da safra de grãos de 2025, apresentado nesta quarta-feira, 5, pode colaborar para a redução do preço dos alimentos no mercado interno. As avaliações de ministros são de que os investimentos em infraestrutura de transportes resultarão em menor custo logístico, podendo alcançar o consumidor final.

“As concessões de hidrovias, por exemplo, reduzem em quase 40% o custo das operações logísticas que hoje dependem das rodovias. Significa que, ao final, vamos trabalhar no médio e longo prazo também para ter custos de alimentos mais baratos na mesa do consumidor”, afirmou o ministro dos Transportes, Renan Filho.

O governo vai investir R$ 7,15 bilhões em medidas para escoamento da safra de grãos deste ano.

A cifra inclui aportes públicos previstos pelo Ministério dos Transportes e pelo Ministério dos Portos e Aeroportos (MPor) e considera valores previstos no Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) 2025.

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, disse que o plano de escoamento, embora atenda fundamentalmente as demandas para exportação, alcança o mercado interno. “Com olhar para hidrovias, ferrovias e rodovias, sem dúvida alguma terá efeito no preço final para o consumidor.”

Presente no evento, o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, voltou a descartar qualquer “pirotecnia” em medidas do governo para frear alta dos preços dos alimentos.

“Não terá pirotecnia. Terá sim um acompanhamento, direcionamento para que possamos produzir o que mais pode faltar na mesa dos brasileiros. Quando tem abundância, a inflação cede. Este é o planejamento que se está cumprindo”, afirmou o ministro.

Estadão Conteudo

About Author

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode se interessar

Mix diário

Brasil defende reforma da OMC e apoia sistema multilateral justo e eficaz, diz Alckmin

O Brasil voltou a defender a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) em um fórum internacional. Desta vez, o
Mix diário

Inflação global continua a cair, mas ainda precisa atingir meta, diz diretora-gerente do FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva disse que a inflação global continua a cair, mas que deve