O prefeito de Nova York, Bill de Blasio, disse que informações preliminares indicam que um vazamento de gás causou a explosão, de acordo com a imprensa norte-americana.
Blasio também informou que o fogo ainda não foi apagado e que há relatos de pessoas desaparecidas – entretanto, não se sabe se elas estão presas nos escombros – ele não quis dar números. Buscas estão sendo feitas nos destroços dos prédios.
"Duas pessoas estão mortas, ambas mulheres", disse o porta-voz da polícia Martin Speechley.
Um dos prédios que caiu teria cinco andares, uma loja de reparos de pianos no térreo e apartamentos nos outros pisos. O outro imóvel era uma igreja. Ambos ficavam na Park Avenue, números 1644 e 1646.
Mais de 250 bombeiros participam do combate ao fogo e do resgate das vítimas.
A explosão ocorreu por volta das 9h30 locais – 10h30 de Brasília. O prefeito de Nova York, Bill de Blasio, chegou ao local no início da tarde.
Segundo informaram testemunhas ao jornal New York Daily News, o fogo começou dentro da loja de piano que fica no térreo de um dos prédios, no número 1646 da Park Avenue. Testemunhas também disseram ao jornal terem sentido cheiro de gás antes da forte explosão.
A Con Edison, empresa responsável pela distribuição de gás na cidade, informou que foi acionada devido a um odor de gás que atingia a região pouco antes da explosão. A ligação foi recebida às 9h13. Ela foi feita por um morador que disse que o cheiro parecia ser gerado do lado de fora do prédio.
G1