Mix diário

Bolsas da Ásia fecham mistas, à espera de novidades sobre tarifas dos EUA e China

As bolsas da Ásia e do Pacífico fecharam sem direção única nesta quarta-feira, 5, enquanto investidores aguardavam novidades da disputa tarifária entre EUA e China.

Na volta do feriado do ano-novo lunar, o principal índice acionário chinês, o Xangai Composto, caiu 0,65%, a 3.229,49 pontos, enquanto o menos abrangente Shenzhen Composto subiu 0,44%, a 1.919,59 pontos.

Na terça (4), os EUA passaram a impor tarifas de 10% às importações chinesas. Em retaliação, Pequim prometeu tarifar alguns produtos americanos em até 15%, a partir do dia 10. Para analistas, porém, as tarifas são moderadas e abrem o caminho para que os dois lados negociem.

Havia uma expectativa de que os presidentes dos EUA, Donald Trump, e da China, Xi Jinping, discutissem o assunto ainda na terça-feira, mas o republicano disse “não ter pressa” e que conversará com Xi “no momento apropriado”.

No começo da semana, os EUA fecharam acordos provisórios que adiaram a tarifação de produtos do Canadá e do México em um mês.

No noticiário macroeconômico, o PMI de serviços chinês medido pela S&P Global/Caixin decepcionou ao cair mais do que o esperado em janeiro, para 51, aproximando-se da marca de 50 que indicaria estagnação da atividade.

Em Tóquio, o japonês Nikkei teve alta marginal de 0,09%, a 38.831,48 pontos, sustentado pelo setor automotivo. A Toyota avançou 3,1% após elevar projeções de lucro em balanço trimestral. Já a Honda saltou 8,2% após relatos de que a empresa desistiu de buscar uma fusão com a Nissan, que reagiu negativamente, com queda de 4,9%.

Em outras partes da Ásia, o sul-coreano Kospi avançou 1,11% em Seul, a 2.509,27 pontos, o Hang Seng recuou 0,93% em Hong Kong, a 20.597,09 pontos, e o Taiex registrou ganho de 1,61% em Taiwan, a 23.161,58 pontos.

Na Oceania, a bolsa australiana ficou no azul, depois de acumular perdas nos dois pregões anteriores. O S&P/ASX 200 subiu 0,51% em Sydney, a 8.416,90 pontos.

Estadão Conteudo

About Author

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode se interessar

Mix diário

Brasil defende reforma da OMC e apoia sistema multilateral justo e eficaz, diz Alckmin

O Brasil voltou a defender a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) em um fórum internacional. Desta vez, o
Mix diário

Inflação global continua a cair, mas ainda precisa atingir meta, diz diretora-gerente do FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva disse que a inflação global continua a cair, mas que deve