Mix diário

Motta: Precisamos de transparência para todos Poderes; Executivo ainda impõe 100 anos de sigilo

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), criticou o governo federal pela imposição de 100 anos de sigilo em algumas medidas e informações envolvendo a gestão. Motta fez o comentário ao ser questionado sobre a transparência das emendas parlamentares e defendeu que a “transparência não pode ser relativa”.

“Precisamos defender a transparência para todos os Poderes. Temos ainda o Executivo editando decretos com 100 anos de sigilo sobre gastos e medidas que o governo toma. Precisamos de mais transparência também no Judiciário. Isso fará bem ao País, é uma pauta que a sociedade toda pede. Transparência não pode ser relativa, tem que ser geral, para que os cidadãos que sustentam a máquina pública tenham acesso em tempo real de como os recursos públicos estão sendo empregados”, disse o presidente da Câmara em entrevista à BandNews.

Motta defendeu que haja um acordo entre os Três Poderes o quanto antes para que o assunto das emendas parlamentares seja superado. Disse que o Congresso não tem “dificuldade de discutir transparência” para esses recursos e que está “à disposição para dialogar com os demais Poderes para encontrar uma solução”.

“O Brasil tem muitos desafios para 2025. O melhor é que, no início dos trabalhos, tenhamos a possibilidade de resolver, através de um acordo que será buscado da nossa parte. Também entendo que na hora em que o ministro Flávio Dino nos convida para uma conciliação, o intuito também é solucionar esse assunto. Entendendo qual é o modelo, sem o Congresso abrir mão das prerrogativas, do que é garantido pela Constituição, participar de indicação no Orçamento, entender um modelo que traga mais transparência e rastreabilidade”, afirmou.

Estadão Conteudo

About Author

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode se interessar

Mix diário

Brasil defende reforma da OMC e apoia sistema multilateral justo e eficaz, diz Alckmin

O Brasil voltou a defender a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) em um fórum internacional. Desta vez, o
Mix diário

Inflação global continua a cair, mas ainda precisa atingir meta, diz diretora-gerente do FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva disse que a inflação global continua a cair, mas que deve