Mix diário

Expedição de papelão ondulado recua 1,1% em dezembro e bate recorde em 2024, aponta Empapel

A expedição de papelão ondulado atingiu 4.240.138 toneladas em 2024, representando um crescimento de 4,9% em relação ao ano anterior. Esse é o maior volume expedido desde o início da série histórica da Empapel, mostra o Boletim Estatístico Mensal da entidade.

Na comparação trimestral, a expedição no 4º trimestre de 2024 foi de 1.070.043 toneladas, um aumento de 4,2% em relação ao mesmo período de 2023. Já no segundo semestre, o volume expedido foi 2.177.180 toneladas, alta de 4,2% na mesma base de comparação.

Em dezembro, a expedição de caixas, acessórios e chapas de papelão ondulado totalizou 313.487 toneladas. O Índice Brasileiro de Papelão Ondulado (IBPO) registrou queda de 1,1% na comparação com dezembro de 2023, atingindo 139,6 pontos. Essa foi a única retração interanual observada ao longo do ano.

Por dia útil, o volume de expedição foi de 12.539 toneladas, uma redução de 1,1% frente ao mesmo mês do ano anterior, considerando que dezembro de 2024 teve a mesma quantidade de dias úteis de 2023 (25 dias úteis).

Nos dados livres de influência sazonal, o Boletim Mensal de dezembro registrou queda de 3,3% no IBPO, para 154,6 pontos, equivalentes a 346.301 toneladas. Esse foi o menor volume expedido desde novembro de 2023 (343.803 t), na série ajustada sazonalmente. Já a expedição por dia útil, também dessazonalizada, foi de 13.852 toneladas, apresentando alta de 7,2% em relação ao mês anterior.

Estadão Conteudo

About Author

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode se interessar

Mix diário

Brasil defende reforma da OMC e apoia sistema multilateral justo e eficaz, diz Alckmin

O Brasil voltou a defender a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) em um fórum internacional. Desta vez, o
Mix diário

Inflação global continua a cair, mas ainda precisa atingir meta, diz diretora-gerente do FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva disse que a inflação global continua a cair, mas que deve