Mix diário

Nem sempre agradaremos a todos; por vezes será exigido posicionamento corajoso, diz Alcolumbre

O novo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), disse neste sábado, 1º, que o Congresso deve ser “porta-voz” do sentimento dos brasileiros. Para Alcolumbre, o objetivo dos parlamentares em facilitar a vida do cidadão exigirá por vezes um posicionamento corajoso perante o governo, o Judiciário, a mídia ou o mercado. “Nem sempre agradaremos a todos”, declarou após ser eleito com 73 votos.

“É importante que seja dito: este Senado Federal, este Congresso Nacional, não vai se omitir nem vacilar para tomar as decisões que melhorem a vida das pessoas. Antes de cada enfrentamento, cada votação sensível, uma pergunta deverá ecoar em nossas mentes: esse projeto ajuda ou atrapalha o povo?”, apontou.

Alcolumbre disse também que o Brasil clama por pacificação e um ambiente de respeito e cordialidade, onde as diferenças sejam vistas como oportunidades de crescimento.

“Nosso compromisso enquanto instituição, o sentido de nossos mandatos, é buscar atender aos anseios do cidadão, daquele que está fora deste Plenário, observando os políticos de um modo geral e tentando enxergar quando uma política pública vai impactar positivamente a sua vida”, disse.

Missão

O novo presidente do Senado disse que irá trabalhar para promover a geração de emprego, o crescimento econômico, o desenvolvimento social, a proteção da saúde, a qualidade da educação e para garantir a segurança dos brasileiros.

“Todos aqui estamos genuinamente imbuídos da missão de contribuir para a solução dos problemas do presente e para a construção de um futuro mais próspero e mais justo, para o Brasil e para os brasileiros”, disse.

Ele ainda afirmou que o Senado será uma Casa de “iguais”, onde cada senador terá voz e espaço independentemente da sua ideologia ou orientação política.

“A força da Presidência do Senado vem da grandeza dessa instituição bicentenária que é o Senado Federal, e o Senado só se mantém grande, todos sabemos, pela soma das nossas forças, senadoras e senadores, cada um aqui legitimado pelo voto de milhares ou milhões de brasileiros”, declarou.

Alcolumbre também afirmou que o instrumento de sua gestão será a “boa política” que busca o entendimento e ouve todas as vozes, colocando o bem comum acima de qualquer “interesse pessoal, político, partidário ou ideológico”.

“O compromisso do Senado é com o povo brasileiro que anseia por um país mais justo, próspero e harmonioso. Trabalharemos incansavelmente para garantir a todos, como estabelece a nossa Constituição, o direito à igualdade, à liberdade e a uma vida digna”, disse.

Protagonismo

Alcolumbre agradeceu ao que chamou de votação “expressiva” que o elegeu para o posto. Em discurso após a votação que culminou na sua eleição, o senador disse que a maioria conquistada foi fruto de uma unidade política de partidos que pensam diferente.

“E isso representa claramente o amplo respaldo político que esse plenário está conferindo ao projeto político que nós construímos juntos”, afirmou Alcolumbre aos colegas.

“Muito, muito obrigada. Minhas primeiras palavras não poderiam ser outras, a cada senador, senadora, pela confiança novamente em mim depositada”, disse o senador, argumentando ainda que não está em busca de protagonismo, tendo o objetivo de ser um “catalisador do desejo do plenário”.

“Tenham certeza que buscarei ao longo dos próximos dois anos fazer jus a essa confiança depositada em votação expressiva que vossas excelências me honraram, trabalhando como sempre diz com muita dedicação, humildade, respeito a cada dia dessa nova missão”, afirmou Alcolumbre, que se classificou como a mesma pessoa da primeira presidência. “Tenham certeza que continuo igual”.

“Quero ajudar a construir consensos necessários para melhorar a vida da população brasileira”, disse.

Estadão Conteudo

About Author

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode se interessar

Mix diário

Brasil defende reforma da OMC e apoia sistema multilateral justo e eficaz, diz Alckmin

O Brasil voltou a defender a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) em um fórum internacional. Desta vez, o
Mix diário

Inflação global continua a cair, mas ainda precisa atingir meta, diz diretora-gerente do FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva disse que a inflação global continua a cair, mas que deve