Mix diário

Inflação subjacente no Japão ainda está ligeiramente abaixo de 2%, diz Ueda

A inflação subjacente no Japão ainda está ligeiramente abaixo da meta de 2%, disse o presidente do banco do central do país (BoJ, na sigla em inglês), Kazuo Ueda, que reiterou que não há pressa em aumentar as taxas de juros.

“Nosso objetivo é alcançar uma elevação moderada dos preços acompanhada de um sólido crescimento salarial”, disse Ueda a uma comissão parlamentar nesta sexta-feira, 31. “Acreditamos que é necessário apoiar a atividade econômica, mantendo um ambiente monetário facilitador para que a inflação subjacente cresça gradativamente em direção a 2%.”

As observações ecoaram comunicações anteriores do banco central e não trouxeram novas indicações sobre a data do próximo aumento de juros.

O presidente do BoJ reafirmou que a autoridade monetária continuará a aumentar as taxas de juros se a economia e os preços se desenvolverem de acordo o esperado.

Dados divulgados há uma semana mostraram que as pressões inflacionárias no Japão persistem. A inflação geral ao consumidor em Tóquio, considerada um indicador antecedente das tendências de preços em todo o país, aumentou para 3,4% em janeiro devido ao aumento nos preços dos alimentos.

Ueda disse que os fatores de pressão vêm dos custos, como os preços dos alimentos e da energia, que, na visão dele, deverão diminuir no segundo semestre deste ano. Fonte: Dow Jones Newswires.

Estadão Conteudo

About Author

Você também pode se interessar

Mix diário

Brasil defende reforma da OMC e apoia sistema multilateral justo e eficaz, diz Alckmin

O Brasil voltou a defender a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) em um fórum internacional. Desta vez, o
Mix diário

Inflação global continua a cair, mas ainda precisa atingir meta, diz diretora-gerente do FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva disse que a inflação global continua a cair, mas que deve