As autoridades pedem que os torcedores deem preferência para o transporte coletivo. “É importante que as pessoas utilizem as linhas de ônibus, ou venha de táxi até as proximidades da arena”, disse Frazão.
Os pontos de embarque e desembarque de passageiros de ônibus serão: na avenida Darcy Vargas, nas paradas em frente à Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) e Amazonas Shopping; na avenida Djalma batista, no sentido Centro-bairro: Baia do Eldorado, retorno em frente à reitoria da UEA, e outros dois no sentido bairro-Centro: as paradas em frente da construtora Andrade Gutierrez e da loja Kawasaki.
Policiamento
Além dos policiais militares fixados nos pontos de vistorias, outros 500 estarão espalhados no entorno do estádio. Alguns desses farão o policiamento velado, junto com outros 200 investigadores da Polícia Civil, no combate à atuação de cambistas. “Tenho um recado para dar aos cambistas. Acabou. Vocês não vão lucrar de forma gananciosa em cima da população”, declarou o secretário de segurança, Paulo Roberto Vital.
Dentro da Arena da Amazônia, 70 policiais estarão presentes no campo de jogo e nas arquibancadas. Também estarão disponíveis dentro do estádio policiais do esquadrão antibombas e do pelotão de choque, que serão acionados apenas caso haja alguma necessidade. Ainda dentro do estádio estarão presentes homens do Corpo de Bombeiros e ambulâncias do Os Serviços de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Central de monitoramento
Além do efetivo policial, a segurança será feita por meio de 19 câmeras internas e externas no estádio, além das duas plataformas móveis elevadas, equipadas com 18 câmeras, cada uma. Dois Centros de Comando e Controle serão montados, sendo o local no ginásio Amadeu Teixeira, onde todos os representantes de órgão estarão presentes, e o regional no Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops).
O que levar
Os torcedores que forem ao jogo precisam ficar atentos a alguns detalhes sobre o que poderão e o que não poderão levar para dentro do estádio. De acordo com o coronel Dan Câmara, secretário executivo adjunto de Segurança Integrada para Grandes Eventos da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), os torcedores devem evitar o uso de bolsas grandes e mochilas. “Se possível, o torcedor só deve levar documentos, o ingresso e as mulheres, bolsas pequenas. Mochilas não entrarão na arena”.
Outro alerta feito pelo coronel diz respeito ao uso de guarda-chuvas, que também estão proibidos. Ele recomenda que o público leve apenas capas de chuva. Bandeiras ou cartazes com mais do que dois metros, mastros e instrumentos musicais, fogos de artifícios, garrafas, também estão proibidos, assim como quaisquer tipos de alimentos e bebidas, a não ser aqueles adquiridos dentro do estádio, ou específicos para diabéticos.
Governo do Amazonas