Cidades DESTAQUE 4

Prefeitura faz força tarefa para manutenção e garantir segurança nas estradas vicinais da capital

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas, deu início a uma grande operação de recuperação das estradas vicinais na zona rural da capital. A principal finalidade é garantir condições seguras para o tráfego, especialmente de ônibus escolares que atendem estudantes das comunidades locais.

Atualmente, os trabalhos estão concentrados na estrada Barra Grande, no Distrito do Aguaçu, abrangendo um trecho de 8 km. Outras frentes de serviço atuam nas comunidades Rio dos Couros e Cinturão Verde, totalizando 11 km de estradas em manutenção, sendo 8 km referentes à rota principal e 3 km de vias complementares.

A estimativa é que cerca de 1.200 moradores sejam diretamente beneficiados pelas melhorias, além dos produtores rurais que utilizam as vias para o transporte de produtos como hortaliças, frutas e grãos, destinados ao abastecimento dos mercados da capital.

Os serviços utilizam dois tipos de materiais para o revestimento das vias: a laterita, um tipo de cascalho extraído de uma área de empréstimo devidamente licenciada na região, e a raspa de asfalto, reaproveitada de obras realizadas em rodovias. Essa combinação proporciona maior resistência e durabilidade às estradas, além de reduzir os custos operacionais.

“Nosso objetivo é oferecer estradas seguras e de qualidade para os moradores dessas comunidades e para os estudantes que dependem do transporte escolar. Essa é uma prioridade para a gestão, e estamos empregando as melhores técnicas e materiais disponíveis para garantir durabilidade e eficiência. Além disso, essas ações reforçam nosso compromisso com a valorização do meio rural, tão importante para a economia e a cultura da nossa cidade”, destacou o secretário de Obras Públicas, Reginaldo Teixeira.

Todas as intervenções seguem as normas ambientais, assegurando que as áreas utilizadas sejam licenciadas e que eventuais impactos sejam minimizados.

Fonte: Assessoria

João Freitas

About Author

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.