O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), recebeu nesta quarta-feira (22), no Palácio Alencastro, o embaixador da Ucrânia no Brasil, Andrii Melnyk. Acompanhado da primeira-dama, Samantha Íris, e de sua equipe de governo, o prefeito discutiu propostas de cooperação entre a capital mato-grossense e o país europeu, culminando na ideia de estabelecer uma parceria entre Cuiabá e a cidade ucraniana de Vinnytsia.
Durante a reunião, foi anunciada a elaboração de um projeto para a Câmara Municipal, que pretende oficializar Cuiabá como “cidade irmã” de Vinnytsia. A iniciativa busca promover trocas culturais, sociais e econômicas entre as duas localidades, explorando similaridades territoriais, como rios, parques e atividades econômicas.
Abilio Brunini destacou o momento delicado que a Ucrânia enfrenta devido à guerra, reforçando a solidariedade cuiabana. “Cuiabá está de braços abertos. Temos ucranianos aqui. Toda parceria, compartilhamento de tecnologia, estamos abertos e o que pudermos fazer para o povo ucraniano, conte com a gente”, afirmou o prefeito.
O embaixador Andrii Melnyk agradeceu a receptividade e destacou o contraste entre o apoio recebido na esfera local e a postura do governo brasileiro. “Honestamente falando, o governo brasileiro não tem demonstrado apoio ao povo ucraniano. Fico feliz com essa recepção e hospitalidade”, declarou Melnyk, em tom crítico.
Ao final do encontro, Brunini e Melnyk trocaram presentes regionais, simbolizando o início dessa aproximação entre Cuiabá e a Ucrânia. A reunião também contou com a presença do secretário municipal de Turismo, Fernando Medeiros, do adjunto Gustavo Vandoni e da secretária de Comunicação, Ana Karla.