O tráfego de veículos no viaduto da Avenida Historiador Rubens de Mendonça – conhecida como Avenida do CPA -, em Cuiabá, foi liberado pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob). A pasta esclarece que os trabalhos levaram o prazo de uma semana para correção de problemas estruturais na cabeceira da edificação foram finalizados após a instalação de placas externas no acabamento lateral para garantir a segurança dos pedestres.
A configuração de mão dupla foi suspensa, permitindo que os motoristas sigam em linha reta sem interrupções. Com isso, o fluxo de veículos na avenida do CPA segue normalmente, sem necessidade de desvios para a execução dos trabalhos conduzidos pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra). A Diretoria de Trânsito da Semob realiza monitoramento diário para avaliar os impactos das obras e implementa ajustes contínuos sempre que necessário.
O acompanhamento busca minimizar transtornos e garantir a segurança dos condutores e pedestres, principalmente em intervenções prolongadas como as realizadas na Avenida Historiador Rubens de Mendonça e na Avenida Miguel Sutil.
Aplicativos oferecem atalhos
A Semob recomenda que os motoristas utilizem aplicativos de trânsito para identificar rotas alternativas e evitar áreas potencialmente congestionadas, contribuindo para uma circulação mais eficiente.
A equipe de gerenciamento de crise da Semob também está identificando rotas alternativas para reduzir os impactos. Contudo, obras de grande porte, como o projeto do BRT (Bus Rapid Transit), inevitavelmente causam transtornos e requerem o planejamento que vem sendo executado.