Mix diário

‘Eu não acredito em dominância fiscal neste momento’, afirma Haddad

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta sexta-feira, 17, não acreditar que o Brasil vive um cenário de dominância fiscal e disse que a política monetária será capaz de gerar efeitos no controle inflacionário. O ministro reconheceu, por outro lado, que o cenário externo mudou “radicalmente” e isso precisa ser levado em consideração.

“Eu não acredito em dominância fiscal neste momento. Eu acredito que a política monetária vai fazer efeito sobre a inflação. Tem gente no mercado que diz que não fará. Na minha opinião, ela fará efeito. Então, nós vamos ver nos próximos capítulos dessa novela se a política monetária é autônoma do Banco Central. As pessoas debatem, será que vai ser autônoma? A maior prova de autonomia do que essa é impossível”, disse em entrevista à CNN Brasil.

Ele reforçou que houve exagero na reação do mercado no final do ano passado e disse continuar acreditando que a política monetária terá um efeito muito maior do que as pessoas imaginam.

Haddad reconheceu, por outro lado, que nem sempre o tempo da política processa a mudança do cenário externo com a velocidade devida e afirmou que, se necessário, novas medidas serão tomadas pela equipe econômica. “O quadro externo mudou. Nós não sabemos por quanto tempo. E nós temos que levar isso em consideração. Porque não era o que estava previsto no começo do ano passado. No começo do ano passado, ele era de um outro horizonte, para o mundo. E ele mudou radicalmente”, disse.

“Nós vamos compreender isso. Nós vamos processar isso. Nem sempre o tempo da política processa isso com a velocidade devida. Mas se processar isso e compreender o novo tempo, nós vamos tomar as providências necessárias. Mas a política monetária tem seu peso”, continuou.

Questionado se Lula deveria ser mais ativo neste debate, Haddad afirmou que o chefe do Executivo, por ter governado o País por 10 anos, estranha o fato de ter que provar responsabilidade fiscal. “E ele fala, nós vamos fazer o que for preciso para entregar o País melhor. Não sei se as pessoas que estão hoje operando no mercado conheceram o governo Lula, porque foi há 20 anos que o governo Lula 1 começou. Não sei se as pessoas têm lembrança”, comentou.

Estadão Conteudo

About Author

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode se interessar

Mix diário

Brasil defende reforma da OMC e apoia sistema multilateral justo e eficaz, diz Alckmin

O Brasil voltou a defender a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) em um fórum internacional. Desta vez, o
Mix diário

Inflação global continua a cair, mas ainda precisa atingir meta, diz diretora-gerente do FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva disse que a inflação global continua a cair, mas que deve