Cidades DESTAQUE 1

Prefeitura vai propor que moradores de rua de Cuiabá retornem para sua cidade natal

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), confirmou que irá cumprir sua promessa de campanha de oferecer retorno voluntário às cidades de origem para moradores em situação de rua. Em entrevista à imprensa nesta sexta-feira (17), Brunini afirmou que a medida não será obrigatória, mas uma alternativa para que essas pessoas possam reencontrar suas famílias e buscar tratamento de saúde em seus locais de origem.

“Nós não vamos obrigar ninguém, mas vamos ofertar a oportunidade para aqueles que querem voltar onde residem suas famílias para cuidar da própria saúde na cidade de origem”, declarou o prefeito durante visita a áreas ocupadas por sem-teto na rotatória da rodovia em Cuiabá.

A proposta, que já gerou controvérsia durante a campanha, levou o Ministério Público de Mato Grosso (MPE) a abrir uma investigação para apurar possível prática de aporofobia e violação de direitos humanos. Ainda assim, Brunini reforçou que irá disponibilizar passagens e condições adequadas para os que aceitarem retornar.

Além disso, o prefeito destacou que não permitirá ocupações irregulares em espaços públicos. A gestão municipal planeja ações da Secretaria de Ordem Pública para coibir novas invasões e, paralelamente, oferecer abrigo temporário por meio da Secretaria de Assistência Social. “Não existe usucapião de áreas públicas com barracos ou tendas. Vamos garantir o acolhimento social, mas não permitiremos ocupações”, afirmou.

Com essa abordagem, Abilio Brunini busca equilibrar medidas de assistência social com a ordem pública, evitando a permanência irregular em áreas públicas e oferecendo alternativas de reintegração familiar e social para moradores de rua

Lucas Bellinello

About Author

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.