Circuito Cinema

Oscar 2014 promete quebrar recordes históricos

Afinal, a lista de indicados apresenta um bom número de candidatos que, se ganharem a cobiçada estatueta dourada, vão estabelecer tanto um novo precedente geográfico como quebrar barreiras sociais que pareciam intransponíveis na história dos prêmios da Academia de Hollywood.
 
A começar pela direção – ganhador dos principais prêmios prévios da categoria, o mexicano Alfonso Cuarón pode se tornar o primeiro cineasta latino-americano a conquistar esse Oscar, por Gravidade. E suas chances são muito maiores que as desfrutadas por seu conterrâneo Alejandro González Iñárritu, que perdeu por Babel, em 2006.
 
Ainda que as expectativas se frustrem e o prêmio vá para o inglês Steve McQueen, diretor de 12 Anos de Escravidão, será estabelecida uma nova marca, com McQueen se tornando o primeiro diretor negro a ganhar a estatueta. Antes dele, concorreram nesta categoria John Singleton (Boyz n the Hood) e Lee Daniels (Preciosa – Uma História de Esperança).
 
A faixa etária também ganharia nova marca, em caso de vitória de Bruce Dern e June Squibb, ambos por Nebraska. Aos 77 anos, Dern derrubaria a marca de Henry Fonda que, em 1981, estava com 76 ao vencer por Num Lago Dourado. Já June, que concorre como coadjuvante, ultrapassaria com larga vantagem a Peggy Ashcroft, que estava com 77 quando ganhou por Passagem para a Índia (1984) – ela soma hoje 84 anos.
 
Até mesmo quem se recusa a acompanhar a cerimônia em Los Angeles, como Woody Allen, tem a chance de estabelecer novo recorde. Ele concorre pela 15.ª vez na categoria de roteiro original, agora por Blue Jasmine, e, vencendo, bate a própria marca e passa a somar quatro vitórias. Só resta esperar se haverá efeito negativo provocado pelos recentes escândalos que envolveram Allen e sua filha.
 
Portal MSN

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Circuito Cinema

“Cowboys do Espaço” não é um grande filme, mas diverte

Não é impossível que venha a enfrentar a concorrência dos "Cowboys do Espaço" (HBO Family, 20h45, 12 anos), velhos candidatos
Circuito Cinema

Novo filme de Wagner Moura mostra pai em busca do filho desaparecido

O longa de estreia de Luciano Moura venceu o prêmio de melhor filme pelo voto popular no Festival do Rio