Mix diário

Produção industrial acumula perda de 0,8% em 2 meses de quedas, mostra IBGE

A produção industrial brasileira encolheu 0,6% em novembro ante outubro, acumulando uma perda de 0,8% nos últimos dois meses seguidos de quedas. Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“A queda de 0,6% na indústria em novembro é o pior resultado para o mês desde 2019, quando havia recuado 2,3%”, apontou o gerente da pesquisa do IBGE, André Macedo.

Em outubro ante setembro, a produção já tinha diminuído 0,2%.

“A indústria intensifica o resultado negativo já observado no mês anterior. O que tem de diferente é o perfil disseminado de taxas negativas na margem da série”, disse Macedo.

Na passagem de outubro para novembro, as quatro grandes categorias econômicas mostraram redução na produção. Houve perdas em 19 dos 25 ramos industriais pesquisados.

“Então isso dá para essa passagem de outubro para novembro de 2024 um comportamento predominantemente negativo”, afirmou ele. “A própria indústria de transformação mostra uma perda mais intensa do que vinha mostrando nos meses anteriores, com a maior parte dos segmentos industriais no negativo.”

A indústria de transformação registrou uma queda de 1,0% em novembro ante outubro. Já as indústrias extrativas cresceram 0,1% no período.

Estadão Conteudo

About Author

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode se interessar

Mix diário

Brasil defende reforma da OMC e apoia sistema multilateral justo e eficaz, diz Alckmin

O Brasil voltou a defender a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) em um fórum internacional. Desta vez, o
Mix diário

Inflação global continua a cair, mas ainda precisa atingir meta, diz diretora-gerente do FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva disse que a inflação global continua a cair, mas que deve