Mix diário

‘Sempre seremos implacáveis contra qualquer tentativa de golpe’, diz Lula

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, disse nesta quarta-feira, no ato em memória aos ataques golpistas às sedes dos Poderes em 8 de janeiro de 2023, que os responsáveis pela depredação serão punidos. Ele falou em ser intransigente na defesa da democracia.

“A democracia precisa ser cuidada com todo o carinho e vigilância por cada uma e cada um de nós sempre e sempre. Sempre seremos implacáveis contra qualquer tentativa de golpe. Os responsáveis pelo 8 de Janeiro estão sendo investigados e punidos”, declarou o presidente da República. “Ninguém foi ou será preso injustamente. Todos pagarão pelos crimes que cometeram, todos. Inclusive os que planejaram o assassinato do presidente, do vice-presidente da República e do presidente do Tribunal Superior Eleitoral. Terão amplo direito de defesa, e terão direito à presunção de inocência”, afirmou

Lula também declarou defender a liberdade de expressão, mas que não se pode ser tolerante com discursos de ódio.

O presidente afirmou ainda que é dia de dizer que a democracia está viva, e que não haverá mais ditadura.

Ele também declarou que a democracia “só será plena” quando todos tiverem acesso a educação e saúde.

Lula ainda mencionou a volta das obras de arte depredadas durante os ataques. “Se elas foram restauradas e devolvidas ao Planalto, é porque a democracia venceu”, completou.

Forças Armadas

O presidente da República disse também, em ato alusivo aos dois anos dos ataques golpistas às sedes dos Poderes em 8 de Janeiro de 2023, que é possível construir as Forças Armadas com o propósito de defender a soberania nacional.

Ele agradeceu ao ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, por ter levado os comandantes militares ao evento.

“Quero agradecer o ‘Zé Múcio’, que trouxe os três comandantes das Forças Armadas para mostrar a esse país que é possível a gente construir as Forças Armadas com o propósito de defender a soberania nacional”, declarou o presidente da República.

Lula está tentando reconstruir sua relação com as Forças Armadas no atual governo. Há forte influência bolsonarista no meio militar.

Estadão Conteudo

About Author

Você também pode se interessar

Mix diário

Brasil defende reforma da OMC e apoia sistema multilateral justo e eficaz, diz Alckmin

O Brasil voltou a defender a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) em um fórum internacional. Desta vez, o
Mix diário

Inflação global continua a cair, mas ainda precisa atingir meta, diz diretora-gerente do FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva disse que a inflação global continua a cair, mas que deve