A audiência foi convocada pelo presidente da Casa, deputado Romoaldo Júnior (PMDB) e segundo ele, atende a uma reivindicação do Sindicato da categoria, o Sinpef.
O peemedebista salientou que por se tratar de um estado que faz fronteira com outro país e estar mais suscetível ao tráfico de armas, drogas e veículos roubados, é importante que a PF em Mato Grosso tenha uma estrutura adequada para desempenhar suas funções.
Esta estruturação adequada, no entanto, está bem distante da realidade da Polícia Federal no Estado. Ao menos é o que afirma o presidente do Sindicato, Erlon José de Souza. Prova disto, é que somente neste mês, a categoria já realizou três dias de paralisação, com intuito de chamar atenção para o que eles classificam como ‘sucateamento’ da corporação.
“Nossa reivindicação tem sido a mesma de 3, 4, 5 anos atrás. Pedimos a reestruturação da carreira, mas o Governo não dá a mínima. Pior, é que o Governo está fazendo um boicote a PF por conta das operações anticorrupção desencadeadas nos últimos anos”, alega Erlon Souza.
O sindicalista assegura que o efetivo de profissionais da PF em Mato Grosso está bem aquém do ideal. Segundo ele, existem em todo o Estado cerca de 300 profissionais, quando o ideal seria 750.
Souza observa ainda, que somente em Cáceres o mínimo aceitável de profissionais deveria chegar a 250, mas hoje o município conta com apenas 45 agentes federais. “O município é a principal porta de entrada do contrabando de armas, veículos do narcotráfico e, em contrapartida conta com um efetivo quase que irrisório”, destaca.
Audiência
Segundo o deputado Romoaldo Junior devem participar da audiência na Assembleia Legislativa, secretários de Estado, governador, deputados federais, senadores, superintendente da Polícia Federal, policiais civil e militar e representantes das delegacias regionais da Polícia Federal em Barra do Garças, Cáceres, Rondonópolis e Sinop.
Antes da audiência marcada para o dia 20 de março, a categoria ainda realiza três dias de paralisação (11, 12 e 13), seguindo calendário nacional de reivindicação.