Cidades DESTAQUE 1

Com maior demanda no fim do ano, hemocentro convoca população para reabastecer estoque

O único banco de sangue público de Mato Grosso, o MT Hemocentro, está convocando a população a comparecer à unidade em Cuiabá para doar sangue. A chegada das festas de fim de ano e do período de férias escolares tem agravado a queda nas doações, já insuficientes durante o restante do ano.

De acordo com Gian Carla Zanela, diretora do Hemocentro, esse período é especialmente crítico devido ao aumento no número de acidentes de trânsito e à dificuldade de reposição dos estoques. “Muitos voluntários viajam ou deixam a doação para depois, devido às mudanças de rotina. Precisamos mais do que nunca da solidariedade da população”, explica.

O Hemocentro destaca que não existe substituto para o sangue e sua disponibilidade é vital para pacientes em situações emergenciais e aqueles que necessitam de transfusões regulares. Gian Carla reforça que “a necessidade por sangue não tira férias” e que a doação é um ato de altruísmo que pode salvar vidas.

Para doar, os interessados devem portar documento oficial com foto, pesar mais de 50 kg e ter entre 16 e 69 anos. Menores de 18 anos precisam apresentar autorização dos responsáveis. A unidade funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, com pausas nos dias 24, 25, 31 de dezembro e 1º de janeiro.

As doações também podem ser feitas nas Unidades de Coleta e Transfusão em cidades do interior, como Sinop, Rondonópolis e Tangará da Serra. Para agendamento na sede do Hemocentro, o voluntário pode utilizar o sistema online ou os contatos telefônicos disponibilizados pela unidade.

Lucas Bellinello

About Author

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.