Da pesquisa de preços até a compra e primeira manutenção do veículo, a avaliação do carro usado, utilizado como parte do pagamento, é o momento de maior insatisfação dos brasileiros na jornada de aquisição de um automóvel zero quilômetro.
A conclusão é da startup Decoupling, que fez um estudo com base em quase 12 mil avaliações feitas por clientes após compras de carros realizadas de junho a outubro. A partir das manifestações, a Decoupling fez uma abertura do índice de satisfação – o NPS (net promoter score) – para descobrir quais etapas mais e menos agradam os compradores de carros, ao invés de medir a experiência do cliente somente no momento de aquisição do produto.
A avaliação do carro usado foi a etapa com a menor pontuação, registrando score médio de 7, enquanto o momento do test-drive apresentou a maior satisfação, com score 8. Segundo a avaliação da Decoupling, a venda do carro usado é a etapa mais desgastante porque, entre outros motivos, os proprietários dos automóveis consideram, em geral, que seus carros valem mais do que o preço oferecido pela concessionária, que tem na transação uma parte importante da rentabilidade do negócio. Comprar carros a um preço menor é a forma como os revendedores conseguem melhorar a sua margem de lucro.
A startup, que faz análises do comportamento do consumidor utilizando ferramentas de inteligência artificial, observa ainda que a precificação de carros usados é subjetiva, além de não ser feita de forma padronizada pelas concessionárias. O preço varia até mesmo entre lojas da mesma marca.