A Porsche SE anunciou que espera fazer uma baixa contábil multibilionária no valor de seu investimento na Volkswagen e na sua unidade de carros esportivos, citando vários desafios enfrentados pela montadora. Apesar das despesas contábeis, a empresa disse que ainda avaliaria ambas as montadoras significativamente mais alto do que seus respectivos valores de mercado, em comunicado divulgado na sexta-feira.
Segundo a nota, somente o prejuízo relacionado ao investimento na Volkswagen é estimado entre 7 bilhões de euros e 20 bilhões de euros (US$ 7,33 bilhões a US$ 20,93 bilhões). A empresa também disse que espera fazer uma cobrança entre 1 bilhão de euros e 2 bilhões de euros relacionada à sua participação na Porsche AG, a fabricante de carros esportivos.
A Porsche SE é controlada pela família Porsche-Piech e detém grandes participações na Volkswagen e na Porsche. A empresa disse que as estimativas de baixas contábeis estão vinculadas a uma série de fatores, incluindo um ambiente incerto, demanda menor do que o esperado originalmente em vários mercados e crescentes tensões geopolíticas e tendências protecionistas.
Devido à situação, a Porsche SE também retirou sua própria previsão de lucro anual. Ela havia projetado anteriormente um lucro após impostos entre 2,4 bilhões de euros e 4,4 bilhões de euros para o ano. Já a previsão para a dívida líquida no final do ano permaneceu entre 5 bilhões de euros e 5,5 bilhões de euros. Fonte: Dow Jones Newswires.