Mix diário

Participação do Panamá no Mercosul vai permitir fortalecer relações, diz presidente

A participação do Panamá no Mercosul vai permitir que o país fortaleça as relações com nações vizinhas e de outros continentes, segundo o presidente panamenho, José Raúl Mulino. O Panamá passou a integrar, nesta sexta-feira, 6, o bloco econômico como Estado associado.

“A nossa participação no Mercosul vai permitir o intercâmbio dentro da região e o acesso a mercados internacionais através do Canal do Panamá”, afirmou Mulino, durante a rodada de pronunciamentos presidenciais após o anúncio do acordo nesta sexta-feira.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silvia deu boas-vindas ao Panamá durante seu discurso no evento. “Hoje lançamos as bases para a futura liberalização comercial com o Panamá, por onde passam 6% do comércio mundial”, afirmou o líder brasileiro.

Segundo o presidente panamenho, o país possui experiência em logística e no aumento da competitividade do comércio global. “Somos complementares e devemos nos fortalecer”, disse destacando que o Panamá continuará ampliando as relações bilaterais com Estados-membros do Mercosul.

Além da posição geográfica considerada privilegiada, por causa da proximidade com a América Central, Mulino citou ainda que o Panamá é reconhecido como centro financeiro. “Somos um destino atrativo para bancos internacionais, consolidando nossa posição como centro financeiro global”, disse.

Estadão Conteudo

About Author

Você também pode se interessar

Mix diário

Brasil defende reforma da OMC e apoia sistema multilateral justo e eficaz, diz Alckmin

O Brasil voltou a defender a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) em um fórum internacional. Desta vez, o
Mix diário

Inflação global continua a cair, mas ainda precisa atingir meta, diz diretora-gerente do FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva disse que a inflação global continua a cair, mas que deve