Mundo Tecnológico

Antonov A-40: a tentativa soviética de criar um tanque de guerra voador

 
Os períodos de guerra obrigam as nações a desenvolverem armamentos mais eficientes para o combate, e a tecnologia empregada pode ser decisiva para um conflito. É nesse espirito empreendedor e militar que uma das armas de guerra mais interessantes foi criada pelos soviéticos. Trata-se do tanque voador Antonov A-40, que surpreendente saiu do papel (e do chão) em um voo de teste.
 
A ideia soviética era criar um equipamento que permitisse lançar um veículo tão robusto como um tanque diretamente na linha de frente de uma zona de combate, e fazer isso sem deixar que um avião fosse tomado pelas forças inimigas. A solução encontrada pelo engenheiro militar Oleg Antonov converteu um tanque de modelo T-60, incluindo asas e cauda que permitissem a máquina de guerra planar até o solo.
 
Para reduzir o peso do tanque, o exemplar T-60 utilizado para o teste não continha armamento, munição nem tripulação e estava abastecido com um mínimo de combustível. Todo esse equipamento foi rebocado por um avião bombardeiro TB-3, que estaria destinado a levar o tanque planador até a área de combate.
 
Apesar do investimento nesse tipo de arma, o primeiro teste de voo do Antonov A-40 mostrou as dificuldades do projeto. O TB-3 não tinha potência suficiente para rebocar o planador a 160 km/h, e o piloto Sergei Anokhin, que realizou o teste, precisou soltar o equipamento logo após a decolagem para evitar um acidente, devido ao arrasto criado pelo T-60.
 
Como o tanque pousou suavemente no chão e a aeronave e o piloto voltaram intactos do teste, o exército soviético considerou o experimento bem sucedido. Entretanto, o projeto foi descontinuado em seguida, e os militares procuraram outras alternativas para enviar armamentos e tropas para a linha de frente em zonas de combates.
 
TecMundo

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Mundo Tecnológico

Empresa de Eike vai levar a Campus Party para o Rio

"Já temos apoio das três esferas governamentais [prefeitura, governo do Estado e governo federal] e, em março, faremos a primeira
Mundo Tecnológico

Google é acusado de exibir publicidade racista

Segundo ela, ao pesquisar por nomes de origem africana, como 'Kareem' e 'Keisha', é comum começar a ver anúncios direcionados