Cidades

Sistema viário de Mato Grosso está em colapso

 
Recentemente “negociada” com um grupo de empresas privadas, por meio do regime de concessão, a BR-163 é exemplo da importância e do sobrecarga das rodovias que cruzam Mato Grosso. Colocada em leilão no dia 27 de novembro de 2013, o trecho mato-grossense da rodovia conta com mais 850 km e liga importantes centros agrícolas do Estado: Rondonópolis, Lucas do Rio Verde, Sorriso e outros. 
 
A nova realidade da rodovia sugerida pela concessão, no entanto, pode estar distante das demandas atuais dos produtores e dos motoristas comuns, tendo em vista que a assinatura do contrato com a Odebrecht, empresa que venceu o certame, já foi adiada uma vez. A atual previsão é que ele seja oficializado no próximo dia 20 de fevereiro. A necessidade de um sistema viário seguro e mais eficaz é urgente, a despeito da burocracia, pois, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a BR-163 é a mais perigosa e campeã no número de acidentes.
 
Por esse motivo, manifestações dos usuários exigindo melhores condições de tráfego podem se tornar cada vez mais comuns, como a que ocorreu por ocasião da visita da presidenta Dilma Rousseff ao Estado.
 
Em Sinop (501 km de Cuiabá), próximo ao local onde Dilma embarcaria num helicóptero rumo a Lucas do Rio Verde (354 km de Cuiabá), no dia 11 de fevereiro de 2014, munido de uma faixa o servidor federal Murilo Amorim resolveu deixar registrado seu protesto contra as péssimas condições da BR-163.
 
“Perdi um colega de trabalho recentemente e, no mesmo trecho do acidente, um ônibus tombou matando quatro pessoas. A rodovia esta em péssimas condições, com buracos, muitos locais sem acostamento nem sinalização”, diz. O protesto teve grande repercussão nas redes sociais.
 
A concessão – Com intenso tráfego de caminhões, a BR-163 é a principal rodovia de escoamento da safra do interior de Mato Grosso, atravessando 19 municípios. A concessão promete oferecer pedágio de R$ 2,64 a cada cem quilômetros e há planejamento para a construção de nove praças de pedágio. Ao todo, R$ 3,6 bilhões em investimentos ao longo do contrato são esperados. De acordo com a presidente Dilma Rousseff, o certame de outro trecho da rodovia, que liga Sinop ao porto de Miritituba, no Pará, sairá ainda esse ano. 
 

Redação

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