A cirurgia foi realizada no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, pela equipe liderada pelo médico especialista em nefrologia Virgílio Gonçalves Pereira Junior. O procedimento cirúrgico ocorreu devido a uma doença renal policística, com recorrente processo de infecção.
De acordo com o Boletim Médico encaminhado pelo hospital, a cirurgia foi bem-sucedida e o quadro de saúde da primeira-dama é estável. Já nos próximos dias, Virginia deve dar início ao tratamento de hemodiálise.
O prefeito Mauro Mendes encontra-se em São Paulo acompanhando a esposa e declarou após a cirurgia que está confiante no tratamento.
Tratamento
A primeira-dama já foi internada diversas vezes para tratar a infecção bacteriana nos rins, que é consequência da doença renal policística.
Um das internações ocorreu em 2012, durante campanha eleitoral do então candidato a Prefeitura de Cuiabá, Mauro Mendes. Em 2013, a primeira-dama também foi hospitalizada em São Paulo outras duas vezes e, em decorrência da doença ela continuou em permanente acompanhamento médico.