Esportes

Marinha lança operação para se preparar para Copa do Mundo

 
A operação, coordenada pelo Comando de Operações Navais, prevê o maior emprego simultâneo de meios e de tropas já utilizado pela Marinha para a proteção das Águas Jurisdicionais Brasileiras.
 
Os navios e embarcações da Marinha cumprirão tarefas de vigilância e inspeção nos rios e lagos brasileiros, assim como em toda a Amazônia Azul, como os militares se referem aos 5,5 milhões de quilômetros quadrados do território marítimo do país.
 
Também estão previstas operações especiais destinadas a garantir a segurança dos portos, das plataformas petrolíferas e dos terminais portuários de interesse do país.
 
Os objetivos principais da operação são intensificar a fiscalização, reprimir irregularidades em Águas Jurisdicionais Brasileiras e servir de preparação para a atuação da Força Naval na Copa do Mundo, segundo comunicado da Marinha.
 
A Amazônia Azul contará também com o apoio de embarcações das capitanias dos portos em todo o litoral brasileiro e nos rios, assim como de quinze aeronaves.
 
As atividades de vigilância e fiscalização serão apoiadas por outras instituições, como a Força Aérea Brasileira, a Polícia Federal, A Receita Federal, o Instituto do Meio Ambiente e a Petrobras.
 
Segundo a Marinha, a área e o potencial estratégico das águas jurisdicionais brasileiras se assemelham as da Amazônia.
 
"Pela Amazônia Azul circula 95% de nosso comércio exterior e dela extraímos cerca de 90% de nosso petróleo. Da mesma forma, a pesca e a presença de nódulos polimetálicos (jazidas minerais) constituem outros enormes riquezas da Amazônia Azul", segundo o comunicado.
 
Copa do Mundo UOL

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Esportes

Para embalar, Palmeiras vai manter esquema ofensivo fora de casa

  A derrota para o Penapolense no último fim de semana trouxe de volta a tensão que marcou o rebaixamento
Esportes

Santos e São Paulo na vila opõe Neymar e Ganso pela primeira vez

  Ganso trocou o Santos pelo São Paulo de forma polêmica, em setembro, e até aqui não fez grandes jogos