Na próxima sexta-feira (22), cerca de 280 empreendedores de todo o Estado, vão se encontrar para participar do “2° Encontro de Empretecos”, programação promovida pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso (Sebrae/MT), por meio do Empretec, o maior programa de formação de empreendedores do mundo. Participam do evento o especialista em gestão do tempo e produtividade, Christian Barbosa e o empresário e um dos maiores especialistas de vendas do Brasil, Thiago Concer.
A programação começará às 15h30 e seguirá até às 20h30, no Villa Felice Buffet, em Cuiabá.
O encontro é voltado para empreendedores que já participaram do Empretec, programa realizado há 31 anos, em Mato Grosso, pelo Sebrae/MT. O analista técnico e gestor da Empretec, Rafael de Faria Mendes, explica o porquê do encontro ser exclusivo para os empreendedores que já fizeram capacitação.
“Este evento foi pensando como um momento para promover trocas de experiências entre os participantes, aprender com especialistas e reviver algumas das características empreendedores de sucesso. Cada participante poderá contribuir com a vivência aprendida no seminário, mostrando seu desenvolvimento pós-seminário e a importância do Sebrae neste desenvolvimento. Além das palestras, haverá outras programações para a integração entre os participantes”, frisou.
Metodologia
O Empretec é um seminário intensivo criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e realizado em 40 países, incluindo o Brasil, sendo executado exclusivamente pelo Sistema Sebrae. O programa consiste em uma imersão de seis dias e tem como público-alvo empreendedores selecionados que buscam o sucesso na área em que atuam. O seminário promove um alto grau de desenvolvimento profissional e comportamental.
Ao todo, 10 características empreendedoras são trabalhadas durante a capacitação. Dentre elas estão a busca de oportunidade e iniciativa; persistência; correr riscos calculados; exigência de qualidade e eficiência; comprometimento; busca de informações; estabelecimento de metas; planejamento e monitoramento sistemáticos; persuasão e rede de contatos; além de independência e autoconfiança.
Novas turmas de capacitação para o Empretec devem ser abertas no próximo ano, como parte de um planejamento executado pelo Sebrae/MT.