Mix diário

Sinner atropela Ruud e enfrenta Fritz na decisão do ATP Finals

Jannik Sinner atropelou Casper Ruud neste sábado e confirmou sua vaga na decisão do ATP Finals. Diante de sua torcida, em Turim, o tenista italiano superou o norueguês por 2 sets 0, com parciais de 6/1 e 6/2, am apenas 1h09min. No domingo, o número 1 do mundo vai enfrentar o americano Taylor Fritz na final do torneio que reúne os oito melhores da temporada. Será uma reedição da decisão do último US Open.

A grande final da competição que encerra a temporada do circuito masculino está marcada para começar às 14 horas, pelo horário de Brasília. Será o quinto confronto entre Sinner e Fritz. O líder do ranking tem três vitórias e uma derrota contra o americano – venceu justamente os últimos três confrontos, sendo um deles na própria fase de grupos da competição atual por duplo 6/4.

Em busca do seu primeiro título do Finals, Sinner disputará a final pela segunda vez consecutiva. No ano passado, foi derrotado pelo sérvio Novak Djokovic por 2 a 0. Fritz, por sua vez, está na decisão do Finals pela primeira vez na carreira. O número cinco do mundo vem do vice-campeonato do US Open, quando foi batido justamente pelo italiano por 3 a 0.

Neste sábado, Sinner obteve a primeira quebra do jogo no segundo game e abriu 3/0. O italiano dominava com tranquilidade o fundo de quadra. E também neutralizava as tentativas do norueguês de variar seu jogo, buscando a rede. Ruud venceu apenas um game e o favorito fechou a parcial em apenas 30 minutos.

O segundo jogo teve trajetória semelhante, com um pouco mais de resistência de Ruud, tenista que vinha em má fase na temporada antes do Finals. O tenista da Noruega se esforçou para variar o jogo, tentando encontrar uma lacuna do outro lado da quadra. Mas não teve sucesso. Sinner se impôs em quadra, sem demonstrar maior dificuldade, e confirmou o favoritismo, em busca do seu oitavo título da temporada.

FRITZ ELIMINA ZVEREV
Mais cedo, o americano despachou o favorito alemão Alexander Zverev por 2 a 1, com parciais de 6/3, 4/6 e 7/6 (7/4). Foi o 12º confronto entre Zverev e Fritz. O americano tem agora sete vitórias e uma sequência de quatro triunfos consecutivos contra o número dois do mundo. Fritz se tornou o primeiro tenista dos Estados Unidos a chegar à decisão do Finals desde James Blake, em 2006.

Grandes sacadores, com média acima de 200 km/h, Zverev e Fritz apostaram em uma fórmula conhecida na semifinal em Turim: dominar os games de serviço e colocar pressão no saque do rival. Com essa tática em mente, Fritz venceu 95% dos pontos disputados com seu primeiro serviço (contra 74% de Zverev), converteu uma das duas chances de break point que apareceram e fechou a parcial em 6/3.

O alemão conseguiu empatar a semifinal elevando o nível no segundo serviço no segundo set, com aproveitamento de 60% contra 17% do rival. Zverev registrou ainda uma ligeira melhora nas disputas com o primeiro saque (76%) e foi beneficiado com queda de performance de Fritz no fundamento (82%).

Sem tanto sucesso no serviço, o americano passou a arriscar mais e cometeu 10 erros não forçados, contra apenas 4 no primeiro set. Zverev aproveitou o melhor momento e marcou 6/3 e empatou a partida em 1 a 1.

No set decisivo, o jogo evoluiu sem quebras, apesar de chances de ambos os lados (três para Fritz e cinco para Zverev). O tie-break começou com Fritz abrindo 2 a 0. Ele conseguiu manter seus serviços e aproveitou os erros do rival no final do desempate para marcar 7/3 e fechar a partida em 2 a 1 após 2h20.

Semifinalista do ATP Finals em 2022, Fritz vai terminar a temporada no top 5 pela primeira vez na carreira. Será a primeira vez que os EUA terão um representante neste grupo desde Blake em 2006. Aos 27 anos, Fritz será o quarto do mundo na próxima atualização do ranking.

Estadão Conteudo

About Author

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode se interessar

Mix diário

Brasil defende reforma da OMC e apoia sistema multilateral justo e eficaz, diz Alckmin

O Brasil voltou a defender a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) em um fórum internacional. Desta vez, o
Mix diário

Inflação global continua a cair, mas ainda precisa atingir meta, diz diretora-gerente do FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva disse que a inflação global continua a cair, mas que deve